Esses cabos aumentam a distância entre a tomada e o dispositivo conectado, mas você não deve conectar certos aparelhos a uma extensão.
Não importa quantas tomadas sua casa tenha, parece que nunca há uma perto o suficiente de onde mais precisamos delas. Além disso, muitas vezes parece que a quantidade de tomadas também não dá conta de todos os aparelhos.
Por essa razão, é comum recorrermos a cabos de extensão para atender às nossas necessidades elétricas. No entanto, os eletricistas alertam que alguns aparelhos jamais devem ser conectados a uma extensão – em nenhuma circunstância.
7 aparelhos que você nunca deve conectar na extensão
Os cabos de extensão são usados principalmente para fornecer energia a dispositivos quando seu próprio cabo é curto demais para alcançar uma tomada. Às vezes, as extensões também podem ajudar se você tiver um cômodo com várias tomadas danificadas ou que não funcionam.
Quando usadas corretamente, as extensões são seguras. Mas quando usadas sem o devido cuidado, elas podem se tornar um risco de incêndio e representar outros perigos à sua segurança.
7 aparelhos que você não deve ligar na extensão
Há uma variedade de tipos de extensões disponíveis no mercado, cada uma delas criada para atender a necessidades específicas. Assim, antes de escolher qual extensão comprar, é fundamental conhecer a potência elétrica e o tipo de corrente máxima que ela consegue suportar.
Além disso, a soma das potências elétricas dos equipamentos conectados não pode ultrapassar a voltagem máxima da extensão. Ou seja, dado que alguns aparelhos precisam de mais energia do que a extensão suporta, eles jamais devem ser utilizados juntos. Confira abaixo os aparelhos que nunca devem ser conectados a uma extensão:
1. Air fryer e micro-ondas
Tanto as air fryers quanto os micro-ondas são ótimos para cozinhar ou aquecer alimentos rapidamente, mas nunca é uma boa ideia conectá-los a uma extensão ou a um filtro de linha.
Embora a potência varie de acordo com o tamanho, até mesmo os modelos menores destes aparelhos consomem energia demais para uma extensão. Sendo assim, por conta de sua alta potência, air fryers e micro-ondas precisam de tomadas dedicadas.
Vale mencionar também que alguns modelos de batedeiras, mixers e liquidificadores consomem muita energia. Portanto, por segurança, o ideal é não utilizá-los com extensões. O mesmo vale para a maioria das torradeiras e máquinas de café.
2. Geladeira e freezer
Da mesma forma que os aparelhos de cozinha acima, os refrigeradores e freezers precisam ser conectados a uma tomada dedicada para manter as temperaturas de resfriamento adequadas.
Ainda assim, o desempenho não é o principal problema aqui. Aparelhos maiores, como as geladeiras, requerem muita energia – e isso pode sobrecarregar um cabo de extensão.
3. Fornos e fogões elétricos
Como mencionado, eletrodomésticos de maior porte precisam de muito mais energia do que o cabo de extensão típico pode fornecer. Isso pode levar a extensão a uma sobrecarga, podendo iniciar um incêndio que, de outra forma, poderia ser evitado. Deste modo, fornos e fogões também precisam ser ligados diretamente a uma tomada na parede.
4. Máquinas de lavar louça ou roupa
Ainda falando de eletrodomésticos grandes, as máquinas de lavar louça e de lavar roupa também nunca devem ser conectadas a extensões. Elas não apenas consomem muita energia, mas também estão lidando com fontes de água e umidade, aumentando os riscos a serem considerados.
5. Aquecedores
Os aquecedores geralmente precisam ser móveis para aquecer os cômodos da casa conforme necessário. Entretanto, não é recomendado tentar ampliar o alcance dos aquecedores por meio de extensões. Esses aparelhos, por si só, já apresentam um risco natural de incêndio e devem sempre ser conectados a tomadas diretas.
6. Ar condicionado
Os aparelhos de ar condicionado também consomem muita eletricidade, sejam eles modelos fixos ou portáteis, com alta capacidade de resfriamento. Conectar esses dispositivos a uma extensão pode levar ao superaquecimento e representar um risco de incêndio. Além disso, uma corrente elétrica mais baixa pode sobrecarregar e queimar o motor de um ar condicionado.
7. Outras extensões
Embora o objetivo de uma extensão seja aumentar a distância entre a tomada e o dispositivo conectado, você nunca deve conectar várias extensões umas às outras visando aumentar ainda mais essa distância. Embora possa ser tentador, essa prática é extremamente perigosa, aumentando drasticamente o risco de sobrecarga, o que pode causar um incêndio.
Fonte: Olhar Digital
Foto: Elena Mozhvilo/Unsplash